Nosso corpo é um reino imenso e nós somos o soberano dele. Nosso reino é constituído de milhares de células, diferentes comunidades cada uma com suas tarefas e responsabilidades e milhares de vias interligando-as. Um verdadeiro reino com o objetivo final de manter a vida da melhor forma possível.  Como em todos os reinos, as ações e a relação do soberano com seus súditos determina o bom funcionamento.

A grande maioria das pessoas não possui uma relação amigável com seu corpo, Não para e conversa com ele, não escuta o que ele está querendo dizer. A consequência disso é certeira: doenças.

Um bom soberano sabe ouvir seus súditos, entender suas necessidades e problemas e tem a sabedoria de resolvê-los. A primeira atitude é saber escutar o corpo. Parar por alguns minutos diariamente, ficar em silêncio, sem televisão, computador ou outra influência externa e conversar com seu corpo, sentir as diversas comunidades e sistemas.

Essa atenção ao corpo, na verdade, deve-se ter sempre, durante o dia todo. Em uma ocasião ouvi dizer que o corpo tem ciclos de 90 segundas e 90 minutos. Que a cada tempo desses o corpo se transforma. Não sei se é verdade, mas sinto claramente que se estou cansado, sem forças em algum momento, espero passar algum tempo e como mágica a energia volta, o cansaço desaparece, o ânimo retorna.

É essencial saber ouvir e respeitar esses ciclos. Forçar o corpo quando ele está pedindo para descansar é prejudicial. E é justamente o que fazemos: o corpo está cansado e nós ao invés de pararmos, nem que seja por uns minutos, tomamos café. A consequência, com certeza virá depois, à noite, dias ou talvez anos depois, quando o reino ou alguma comunidade mais afetada de nosso corpo adoecer.

Quando ouvimos e entendemos o nosso reino, em um diálogo aberto, também podemos pedir ajuda, uma força-tarefa para recuperar alguma comunidade em apuros. Nesse caso, são encaminhados combatentes para proteção e todos os sistemas podem se unir. Porque, apesar de nosso corpo ser todo dividido, com centenas de milhares de organismos, ele funciona de forma coletiva.

E o soberano de todo o reino somos nós, nossa mente. Por isso, sempre emane energia positiva para seu reino, ânimo e nunca se esqueça de parar para ouvi-lo.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *