Há dois grandes desafios a serem vencidos na execução do trabalho: a distração e a procrastinação. A distração é muito fácil de ocorrer; com tantos canais de comunicação e informações ao nosso redor, ficar sem acessar durante um tempo é dificílimo, ainda mais com o imediatismo das ações e reações do momento. Some-se a isso, os problemas pessoais e profissionais e a manutenção do foco torna-se quase impossível.

O combate a distração deve ser permanente e a disciplina é uma ferramenta poderosa para isso. Disciplina para determinar tempo exclusivo a determinadas atividades, disciplina em não acessar os canais de comunicação, disciplina em focar o pensamento no que está fazendo. Nós temos esse poder em nossa mente, basta ter força de vontade.

Outro desafio poderoso é a procrastinação o famoso “empurrar com a barriga”. Aquela “enrolada”, deixando para depois, acontece geralmente com tarefas que não gostamos ou não sabemos fazer, que são difíceis, delicadas ou chatas. São aquelas tarefas que são remarcadas dia após dia e semana após semana na agenda. Vencer a procrastinação é uma vitória pessoal que nos traz grande alegria, ver aquela atividade que lhe preocupou fora de seu caminho é ótimo. E o mais interessante é que podemos aprender muito com essas tarefas, tornando-as mais fáceis e rápidas ao longo do tempo, com a resolução delas. Algumas dicas:

  • Divida as tarefas que forem grandes e longas em partes e execute-as seguindo um cronograma
  • Planeje e separe um tempo para executá-las e foque nelas até termina-las
  • Analise a possibilidade de delegar a tarefa ou dividi-la com parceiros
  • Recompensas podem dar certo, prometa realizar algo que queira muito se finalizar a tarefa, como jantar fora, tirar um dia de folga ou se dar um presente.
  • Simplesmente aja! Não espere o “momento especial” que pode nunca acontecer. Faça agora.
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *